11022011
Peguei um artigo muito interessante feito pelo piloto Rodrigo Romcy,e achei que seria bem legal postar aqui no blog.
Segue abaixo:
Outro dia durante uma sessão de treinos com os “dóceis” GT Pro. Pensei em uma coisa que há muito tempo não mexia:A direcao.
Fiz uma regulagem quando o volante chegou e está na mesma até hoje. É nela que faço 90% dos erros e acertos e nãodei a devida atenção que merece. Com um ajuste de Steering Lock numa pista para outra facilitar a direção, me perguntei: Qual é a mágica aqui? Vamos ver o que descobri depois de alguma pesquisa.
Todo o conceito do automobilismo virtual vem do automobilismo real. Existe uma relação entre o quanto você vira o volante de um carro e quanto ele vira as rodas, que se chama Steering Ratio. Como exemplo nós iremos usar um Steering Ratio de 15:1, isso significa que você precisa girar 15 graus do volante para que as rodas girem 1 grau. Um valor alto significa que terá que virar mais o volante e como característica deixa a direção mais leve. Normalmente caminhões, veículos comerciais e os carros mais antigos têm valores altos. Carros de Corrida tem os valores baixos para poder ter uma resposta mais rápida aos comandos do piloto. O problema é que se o valor for muito baixo ele perderá precisão, a direção ficará muito sensível e pesada caso não tenha assistência hidráulica. Já o ajuste que temos nos simuladores é o Steering Lock que é o valor máximo em graus que as rodas permitem virar. Esse valor é diretamente relacionado ao ajuste do volante do piloto, portanto, para ajustá-lo teremos que saber o quanto o seu volante vira. No mercado temos volantes de 180 a 900 graus e alguns com qualquer valor que o dono quiser (os da Logitech).
Para colocar tudo em ordem vamos usar uma equação. Você precisa saber:
A. Quanto o seu volante vira. Se você tiver um Logitech o quanto ele está virando via o Logitech Profiler. Se tiver um que não tenha nas especificações você pode medir usando um transferidor.
B. O valor do Steering Lock.
Tudo isso para descobrirmos C que é o Steering Ratio.
A Equação: (A/2)/B=C
Seria: (Graus do volante/2) / Valor do Steering lock = Razão.
Exemplo: Temos um volante que vira 360 graus, dividimos este valor por 2, chegamos a 180. Dividimos este valor pelo Steering
Lock que seria 12 graus. Chegamos a um resultado de 15 que significa que o Steering Ratio é de 15:1.
O ajuste perfeito não existe isso vai depender da preferência de cada um e das características dos carros e circuitos.
Normalmente um carro de passeio o valor gira entre 12:1 a 20:1 e algo entre 12:1 a 18:1 para carros de corrida. Depois de saber disso você saberá o quanto ajustar no Steering Lock para estar dentro do Steering Ratio aceitável. Tenha em mente que quanto mais lento for o volante mais dócil é o carro e maior perfeição em curvas, já um steering lock alto deixará o carro mais rápido em ações e curvas, porém gasta mais pneus e deixa mais fácil de perder o controle.
Autor: Rodrigo Romcy
13/02/2011
Ajustes: Fábio Milanez – Milan