Criar um Site Grátis Fantástico
Ajustes Diferencial
Ajustes Diferencial


Diferencial

10012011

Editado 14/01/10 – Acertado para GTREvo

 

Olá, estou devolta com outro artigo, porém este é meio polêmico e complicado. Se você for procurar outros artigos sobre diferencial vai ver que nem todos dizem a mesma coisa, eu vou tentar explicar como eu entendo, digamos do meu modo como funciona, o que muda e como melhorar.

PRIMEIRA COISA: LOCK não é a potencia que o diferencial vai passar para as rodas e nem que COAST é o inverso.

Partindo do início: O que é um diferencial?

Acima as configurações do diferencial e abaixo dos freios.

     Imaginem um carro fazendo uma curva, imaginem o caminho percorrido das rodas internas e externas a curva, logo percebemos que as rodas internas fazem um caminho mais curto que as externas, e por isso, elas giram mais lentamente que as rodas externas que precisam percorrer um raio maior no mesmo tempo. Uma peça é responsável para se conseguir dar tração nas rodas individualmente, sem ter que rodar as 2 na mesma velocidade ao mesmo tempo, dai a peça responsavel por dar essa diferença entre as rodas é chamada de diferencial.

     Eu achei um vídeo no youtube MUITO interessante mesmo da GM nos anos 30 explicando o qué é um diferencial e como funciona, recomendo ver. Acho que não existe um vídeo tão explicativo e fácil de entender quanto este.

    

     Bem, agora que sabemos o que é um diferencial vamos aos detalhes. Como vimos no vídeo o motor transmite a sua força para a caixa de marcha, a qual transfere a força para o diferencial e este para as rodas, mas o que podemos configurar no diferencial?

 Blocagem de aceleração (power), Blocagem de desaceleração (coast), Pré-carga (preload)

Começamos pelo Blocagem de aceleração (Power/Lock):

     Além de conseguir dosar a diferença das rodas, o diferencial permite você configurar o quanto quer “blocar” das rodas, isto é, quantos % uma roda poderá rodar a mais que a outra. Digamos uma largada com um carro muito potente, ao sair de 0km/h é muito comum a força do motor ser tão forte que destraciona o pneu do carro que tenta empurra-lo, nisso a outra roda tem que ajudar no serviço, e o quanto uma roda pode rodar a mais da outra é ajustavel e chamamos de “blocagem”. Ex, que este mesmo diferencial é 60% blocado, signfica que quando quando uma roda tiver 40%+ de diferença da outra, o diferencial também passará força para a segunda roda. Um diferencial beeeem blocado seria ótimo em largadas já que ambas as rodas empurrariam com bastante força o carro, e o carro partiria muito rápido destracionando muito pouco, porém, em curvas aonde deve se ter muita diferença de velocidade entre uma roda e outra o carro sofreria muito e seria muito duro, já que a roda interna nao iria conseguir rodar muito mais lento que a externa e ambas empurrariam o carro em linha reta.

Diferencial pouco blocado: Faz o carro ter dificuldade de saídas, porém fica de fácil controle e deixa possível fazer manobras mais fechadas como esta sem perder o controle.

Blocagem de desaceleração (Coast):

     Assim como você consegue ajustar a blocagem do diferencial ao acelerar você também consegue ajustar ao desacelerar, ou seja, que só entraria em ação quando o carro estivesse sem acelerar, geralmente isso seria no setor de frenagem, e durante um pedaço das curvas, aonde não se acelera, sendo o inverso da primeira função citada, essa tem seu maior reflexo não em acelerações mas sim em frenagens.

     Com um carro de tração traseira você pode usar um freio bem mais traseiro (explicado o porque no artigo freios), e este trabalhará diretamente com o diferencial, pois se o carro está com freio bastante traseiro ele vai começar a travar as rodas traseiras, só que dificilmente ele travaria ambas rodas ao mesmo tempo, só se o freio estivesse exageradamente traseiro, e o diferencial ajudaria a não deixar travar as rodas traseiras. No momento que uma roda ameaçar travar o sistema de blocagem seria acionado liberando força para esta roda girar, quanto maior for a blocagem , mais forte será esse sistema de “ABS mecanico”, pois menor sendo a diferenca de velocidade das rodas o diferencial forçaria ela a rodar. Porém como no caso acima o diferencial com coast muito blocado sacrificaria as curvas em que fazemos sem acionar o acelerador.

Diferencial bem blocado faz você ter saídas bem rápidas, pois com 2 rodas empurrando junto fica mais difícil destracionar, porém sacrifica um pouco alguns movimentos mais precisos.

Pré-carga (Preload)

      também existe um acerto feito para ajustar a transferencia de valores entre o power e coast, chamado pré-carga (preload). Aonde ele se encaixa? no “tempo” em que o diferencial muda de um estado para o outro, exemplo: em entradas de curva quando você vem acelerando, solta o pé para frear (saiu de power para coast) e nas saidas de curva aonde você começa a acelerar para sair delas (de coast para power), ele como o nome já diz tem uma carga, e quanto maior o seu número mais bruta será essa mudança.

     Geralmente o preload é ajustavel de 1~5, sendo o 1 mais sensível e o 5 mais bruto, quanto maior a pre-carga, mais bruto as transições power x coast fariam o carro se tornar muito arisco, e nervoso, sendo fácil de destracionar, tanto em frenagens quanto em acelerações, e um valor muito baixo de pré-carga faz o carro ficar macio e dócil, mais fácil de controlar, porém mais “xoxo” em retomadas, e podendo espalhar um pouco mais em alguns carros traseiros.

     Então ao ajustar o diferencial temos que ver primeiramente o angulo das curvas da pista, curvas muito fechadas fazem o angulo da curva ser maior, logo a diferença de velocidade das rodas será maior e nesta pista será necessário usar um diferencial menos blocado. Para se ter ideia alguns carros de rua originais tem o diferencial travado em 15%, pois precisam fazer curvas fechadas e manobras, então já podemos tirar por base que 15% seria um bom valor para iniciar os ajustes do diferencial. O Pré-load eu geralmente configuro após o diferencial estar acertado, pois como falado ele muda só a “sensibilidade” com que ele vai mudar de um estado para o outro.

   Na minha opinião sempre preferi diferenciais pouco blocados, tanto em coast quanto power, e com preload máximo 3, prefiro suavidade. Carros de tração traseira muito nervosos as vezes uso 15~20% de power, que faz o carro perder em saidas, mas faz o carro avisar bastante se está destracionando, se estiver com o power alto e destracionar, as chances de rodar são muito maiores. O bom para ir ajustando é começar de pouco, ex os 15%, e ir aumentando de leve, e assim  5 em 5 e ir vendo quando o carro começa a ter dificuldades em curvas mais fechadas.

Dicas:

* Verifique o traçado da pista, pista com curvas muito fechadas requerem menos blocagem.

* Carros com muito torque não precisam de um pre-load alto.

* Se sentir que você está virando muito o volante para o carro fazer uma curva, pode ser que o diferencial está muito blocado, diminua e verifique se melhora.

* Em tempo de chuva diferenciais pouco blocado pode ser um problema sério para carros com muita potência, toda saida de curva ele vai fritar muito uma roda pois não terá aderencia para levar o carro.

Autor: Fábio Milanez

http://boxonline.wordpress.com