Telemetria
Telemetria

 


 

PARA QUE SERVE A TELEMETRIA

A telemetria registra as informação de desempenho do carro para ser analisado. Estas informações são úteis para ajustar seu carro e podem ser usadas para comparar seu desempenho em voltas diferentes. Isto também pode ajudar a melhorar seu desempenho motriz e estilo de pilotagem em relação ao desempenho de um amigo. 

O registro dos dados começa quando o carro sai do pit. Os dados da volta são registrados quando o carro cruzar a linha de chegada ou quando entrar no pit. Você também pode visualizar suas voltas rápidas em gráfico de dados.

O registro dos dados armazena informações sobre o desempenho do carro que podem ser mostradas num gráfico e analisadas. Essas informações podem ser úteis para fazer alterações nos ajustes de carros, comparar o desempenho em diferentes curvas e ajudar você a melhorar sua técnica de direção. O registro de dados será usado com mais freqüência nas sessões de treino ou de classificação e é uma ótima maneira de comparar seu desempenho com o de um amigo. 

O registro dos dados começa quando o carro sai da área dos boxes. Você verá uma mensagem no painel do cockpit quando sair dos boxes: Iniciando registro de dados. Os dados de uma volta completa são registrados quando o carro cruza a linha de largada/chegada ou volta para os boxes. Todas as voltas registradas ficam disponíveis depois de terem sido extraídas por meio do comando Buscar dados registrados. Você também pode converter "voltas boas" (hot laps) gravadas em dados que podem ser analisados (ou seja, arquivos de Análise de desempenho).

 


 

O Registro de dados armazena as seguintes informações: 

SPEED Velocidade

O gráfico de velocidade permite analisar sua velocidade em todos pontos do circuito. 
Pode ser particularmente útil para comparar voltas, especialmente onde uma pessoa tem um tempo melhor que a outra, ou se você tiver um tempo parcial melhor do que outro. Usado em combinação com ster, aceleração, freio, RPM e marchas, você pode descobrir quais técnicas de pilotagem produzem os melhores resultados. 
Se você estiver ajustando o setup do carro, o gráfico da velocidade pode mostrar em qual seção do circuito o carro é mais rápido e quais são as curvas mais rápidas. Todas estas informações devem ajudar a melhorar o ajuste do carro e melhorar o seu desempenho.

 


 

STEERING DEMAND = Demanda do volante

Esse traço mostra a posição do volante e é útil para ver em que ponto você o virou numa curva. O carro será mais rápido se o volante for mantido o mais reto possível. A demanda de direção indica o ponto ao qual você iniciou uma curva. 
Picos ascendentes indicam curvas à esquerda enquanto picos descendentes indicam curvas à direita.

 


 

RPM

O RPM mostra como você faz uso do motor em relação as marchas. 
Você também pode ver quando o limite das rotações acontece. Quando as rotações estão no limite máximo a curva de velocidade fica plana.

 


 

THROTTLE = Acelerador

O quadro de aceleração é interessante para comparar volta e verificar qual nível de aceleração produz o melhor resultado numa determinada curva. 
O valor da aceleração pode ser particularmente útil para avaliar a ocorrência do wheelspin. 
Wheelspin pode acontecer quando o carro estando em baixa velocidade ou estando em uma marcha mais curta e o piloto provoca uma grande demanda de aceleração. Se a roda traseira interna ficar "leve" durante uma curva, então você pode perder tração e você deseja saber se muita aceleração foi aplicada ou é uma necessidade de amolecer a suspensão traseira. 
Um sinal que uma mudança de ajuste obteve êxito se você observar no gráfico, "antes de" e "depois de" algumas voltas, demonstrar que você pode pressionar o acelerador mais cedo ou dar um nível mais alto de aceleração numa determinada curva.
Lembre-se de que quanto mais tempo você passar pisando fundo no acelerador, mais rápida será sua volta!

 


 

BRAKE = Freio

O gráfico da frenagem pode ser interessante para comparar voltas para descobrir quais pontos de frenagem produzem  o melhor resultado. 

Um sinal que uma mudança de ajuste obteve êxito quando  se você observar no gráfico, "antes de" e "depois de" algumas voltas, demonstrar que foi possível frear mais dentro, mais tarde, em uma determinada curva.

Lembre-se de que quanto menos tempo você passar com o pé no freio, mais rápida será sua volta.

 


 

GEAR = Marcha

Os quadro das marchas mostram quando ocorrem as mudanças de marchas. Isso às vezes pode explicar alterações abruptas em outros gráficos quando as forças sobre o carro mudam temporariamente.

 


 

RIDE HEIGHTS = ALTURA

A altura mede a distância entre o chão do carro e o solo. 
Quando o carro estiver em uma reta, os dois gráficos de roda traseiros e os dois gráficos de roda dianteiros devem ser virtualmente idênticos um ao outro. Por exemplo, se o carro faz uma curva a direita, o lado esquerdo do carro se abaixa e o lado direito do carro se eleva do chão. 
Isto resulta em duas linhas traseiras que movem diferentemente um ao outro e semelhantemente com os gráficos dianteiros. 
É possível examinar quão baixo o carro se mantém quando anda no circuito. 
Normalmente é boa prática assegurar que o carro esteja tão baixo quanto possível sem a prancha esfregar no solo. Examinando a altura do carro, é possível descobrir quais ajustes você deve fazer.

Por exemplo, se a altura é 25mm sobre o solo no ponto mais baixo do circuito (provavelmente uma longa reta rápida), considerando que existe uma prancha de 10mm debaixo do cockpit, isto significa você pode abaixar a altura até 15mm antes da prancha começar a ser arrastada no chão.

Esta é uma simplificação leve, mas o princípio é importante. A prancha fica situada no meio do carro e não na frente nem atrás. 
Isto significa que a prancha pode até não tocar no solo mesmo se a frente estiver com menos de 10mm em relação ao solo. 
Isto está devido ao ângulo de lance (pitch angle) do carro (o ângulo de lance pode ser mais alto à parte de trás do carro que a frente). 
O mesmo é verdade para ângulo de rolagem (roll angle). 
Um lado do carro pode abaixar mais que 10mm. 
No final das contas, somente a inspeção da prancha produzirá o veredicto final. Porém, usando o gráfico você pode fazer julgamentos sensatos.

NOTA: Quando o carro estiver em movimento, o melhor resultado para downforce é fixar a altura tão baixa quanto possível. Porém, é importante que a altura traseira seja fixada um pouco mais alta que a altura dianteira.

Lembre-se de que, com o carro em movimento, quanto menor a altura, maior a pressão aerodinâmica sob o veículo. A pressão aerodinâmica tenderá a ser mais pronunciada na dianteira do carro se a altura dianteira for menor do que a traseira, e vice-versa.

 


 

CURSO DE SUSPENSÃO

Curso de suspensão ajuda a identificar a quantidade de packers que são necessários para impedir que a prancha toque o chão. 
O gráfico representa o movimento da suspensão em relação aos packers que você instalou. 
Isso significa que o gráfico em relação à base do quadro mostra de fato quanto movimento da suspensão ainda é possível. (mostra a curso restante disponível da suspensão.
Portanto, se você encontrar o ponto no circuito com a menor altura do carro (usando o traço de altura do carro) e então verificar o curso disponível para a suspensão nessa parte do circuito, isso indicará a quantidade de packers adicionais necessários para remover o curso da suspensão restante. 
Assim, na prática, nessa parte do circuito o carro estará operando sobre os limitadores de curso. (calços de borracha) (bump rubbers).

Uma vez esses packers foram inseridos, se você reduz a altura, por exemplo 3mm, então será necessário adicionar mais 3mm de packers para manter a prancha distante do solo na parte mais baixa do circuito (onde a altura é mais baixa). Inspeção da prancha indica o uso atual, mas somente as corridas permitem fazer julgamentos sensatos.

 


 

WHEELSPIN = Giro de cada roda

Esse gráfico mostra a velocidade da circunferência da roda. 
Se a roda estiver aderindo sem deslizar, então essa será sua velocidade de movimento.
Você pode observar que, quando o carro contorna uma curva, as rodas externas têm uma distância maior a percorrer e, assim, giram com uma velocidade maior do que as rodas internas. 
O giro em falso da roda é mostrado no gráfico da suspensão como picos ascendentes. 
O travamento das rodas devido a freadas ou ao derrapagens é mostrado na forma de picos descendentes. 
Esse gráfico pode ser útil para avaliar a tração num circuito ondulado, ou em curvas de uma maneira geral. Ele pode indicar uma necessidade de amolecer a suspensão na traseira do carro.

 


 

Aceleração lateral  

Esse gráfico é um registro da aceleração lateral que atua sobre o carro, que é medida em múltiplos da força de gravidade, g. A aceleração lateral é influenciada principalmente pelo ângulo de virada do volante, de forma que, numa reta, o valor é zero, e em curvas o valor é positivo para uma curva à direita ou negativo para uma curva à esquerda. O gráfico pode ser usado para determinar quanta pressão aerodinâmica está sendo alcançada em uma curva. Também pode ser útil traçar o gráfico de demanda do volante junto com os gráficos de aceleração lateral e longitudinal.

 


 

Aceleração longitudinal

Esse gráfico registra a aceleração que atua sobre o carro para a frente e para trás e é medido em múltiplos da força de gravidade, g. A aceleração longitudinal é influenciada principalmente pelo acelerador e pelos freios. O valor da aceleração longitudinal é positivo quando o acelerador é usado e é negativo nas freadas. O gráfico pode ajudar a determinar se o melhor balanceamento de freios está sendo usado. Também pode ser útil traçar o gráfico de demanda do volante junto com os gráficos de aceleração lateral e longitudinal.

Também é possível determinar se você está perto de alcançar o círculo de tração ideal sobrepondo os gráficos de aceleração lateral e longitudinal e avaliando o quanto os pneus são usados nas sobreposições de freada/curva e curva/aceleração. Quanto maiores forem os valores na sobreposição, mais perto você estará do círculo de tração ideal