Criar uma Loja Virtual Grátis
Freios
Freios


Como funcionam os freios, o ABS, o EBD, o BIAS e manutenção

10092011

Olá galera, como estou correndo em 3 categorias o tempo está meio curto, e com isso está um pouco difícil para fazer artigos, mas, para não ficar sem decidi fazer um simples que o amigo Cadu pediu.

Freios…

O funcionamento dos freios é algo bem simples, em alguns carros é tão simples que quando você descobre como é da até medo de abusar dele rs, então vou tentar explicar, funcionamento, tecnologias, manutenção e sintomas de problemas.

Como funcionam…

 

Tudo que se movimenta tem a necessidade de ter um freio, desde a patins até aviões, e com carros não podia ser diferente. E em carros existem 2 tipos de freios; A disco e a Tambor. Veja abaixo os detalhes dos sistemas.

A Tambor:

É um sistema mais antigo, mas ainda usado. Quando o pedal do freio é acionado o mesmo faz pressão sobre as lonas de freio que são empurradas para fora, entrando em atrito com o tambor forçando sua frenagem.

A Disco

Quando o pedal do freio é acionado, o sistema faz forças para acionamento das pinças de freio, que estão usando as pastilhas de freio, com isso ela força as pastilhas para se fecharem pressionando o disco de freio que gira junto com a roda do carro. O Atrito das pastilhas no disco de freio força a sua frenagem. Justamente o atrito destas pastilhas com o disco de freio que libera o famoso pretinho que fica nos cantos das rodas.

Desempenho e qualidade do sistema de frenagem

A qualidade do freio depende principalmente do sistema empregado ao veículo. Por exemplo, o sistema mais simples é o de tambor, porém podemos ter uma mescla de tambor e disco (bem normal). A qualidade depende de:

Diretamente ligados:

* Freios a disco em 0, 2 ou 4 rodas

* Discos de freio Ventilados ou Sólidos

* Tamanho dos Discos e Pastilhas

* Desenho do disco de freio (furado, estriado)

* Material do Disco/Pastilhas

* Quantidade de pistons na pinça de freio

* DOT do Fluído de freio

Indiretamente:

* Conjunto Rodas/Pneus (quanto melhores melhor a frenagem)

* Calibragem da Suspensão (Quanto mais rígido a suspensão e mais baixo o carro melhor)

Mesmo possuindo o melhor sistema de frenagem do mundo o piloto/motorista TEM que saber usar bem o freio, não adianta meter o pézao no freio e achar que o carro vai parar. Se você é daqueles que acha assim ou que travar as rodas é a melhor solução é bom dar uma olhada no vídeo e ver com bastante atenção como se freia corretamente, isto pode salvar-lhe a vida.

Técnicas de Frenagem

Todos devem conhecer o termo chamado ‘Freio Motor’, se você não conhece, consiste em usar a força inercial do motor para ajudar na frenagem, mas como isso?

Assim, o motor ‘gira’, porém ele está sempre forçando para permanecer parado e quanto maior for o giro e menor a relação da marcha maior esta força. Um bom exemplo disto é você descer o morro de segunda marcha sem acelerar, e depois repetir a ação de primeira marcha, você vai notar que com a primeira marcha ele freia sozinho muito mais que a segunda marcha.

Usando este mesmo ‘freio-motor’ você tem melhor desempenho em frenagens, menor desgaste do conjunto e maior controle do carro.

(Caso queira saber mais sobre giro motor, freio motor e outros veja o Artigo: Usando bem o Giro Motor)

Esta técnica só não é válida quando o carro é munido do sistema de ABS. Com o sistema de ABS deve-se PISAR TUDO E SEGURAR no máximo sem aliviar o pedal até parar o carro. (Essa história de quando o pedal vibra é pq deve-se ‘bombar’ é mentira, isso faz parte do funcionamento do sistema.)

Uma boa frenagem é aquela em que você conseguir frear ao máximo do carro, no limite do travamento, pois mesmo freando você possui controle da direção do carro.

Tecnologias empregadas nos sistemas de Frenagem

Com o avanço da tecnologia foi possível inserir algumas ‘ajudas’ no sistema de frenagem dos carros e são elas. ABS e EBD.

ABS= Anti-Lock Brake System (Sistema anti travamento dos freios) – Tecnologia que impede o travamento das rodas, ela deixa que o piloto/motorista atouche o pé no freio sem dó que o seu sistema de sensores verificam quando há um travamento e ‘dosam’ o sistema automaticamente para frear ao limite da derrapagem.

EBD= Eletronic Brake-Force Distribution (Distribuição Eletrônica de Forca do Freio) — É uma tecnologia que permite a dosagem da pressão no freio diferenciada para cada roda, por exemplo: Se você tem 100kg, e está sozinho no carro, o sistema quando acionado faz uma dosagem no freio para que a roda esquerda freie diferentemente da roda direita para compensar estes 100kg, ou, numa curva as rodas externas freiam mais por segurar uma maior carga no peso. (Nem todos gostam deste sistema)

BIAS= Não é bem uma tecnologia, mas só para conhecimento é o balanço da pressão do sistema de frenagem. Ex: Se o BIAS for 60/40 significa que as rodas dianteiras vão usar 60% da pressão dos freios e 40% restantes vão ser direcionados para as rodas traseiras. Em muitos carros de competições é possível mudar isto dentro do carro, possibilitando melhor administração dos freios/pneus e mudar a pilotagem de acordo com o gosto do piloto, porém um excesso de pressão nos freios traseiros podem te fazer rodar.

Componentes do sistema de freio (resumidamente)

O Freio começa do pedal, vai até o hidrovácuo que levam dutos até as pinças/tambor. No tambor tem as lonas de freio. Já no sistema a Disco as pinças são presas as Pastilhas de freio que finalmente abraçam o Disco de freio.

Além destas partes, o sistema necessita de um fluído de freio para funcionar.

Manutenção e Defeitos

Os Freios preisam de pouca manutenção, o valor das peças são baixos e duram bastante tempo e a maioria das vezes o próprio sistema lhe avisa que precisa de uma atenção especial.

Geralmente é assim:

* O Fluído de freio deve ser trocado a cada 2 anos.

* A vída útil das pastilhas de freio dependem muito do sistema de freio e do uso do veículo. Mas basta olhar pra elas e ver sua expessura. (Geralmente elas quando estão gastas assoviam ao frear).

* Pinças de freio geralmente duram a vida toda.

* Discos de freio deve se verificar se possuem rachaduras ou se estão muito finos. Em casos de discos frisados o disco deve ser trocado quando acabam-se as ranhuras.

Acertos no Sistema de frenagem

Tem um outro artigo que explico rapidamente como ajustar o sistema de frenagem, principalmente em carros de competição. Só clicar aqui (Artigo: Como Ajustar os Freios)

Defeitos e soluções sugeridas

Sintoma: Volante vibra ao acionar o freio

defeitos sugeridos: Disco de freio empenado / Problema na suspensão / Pneu com defeito / Necessidade de troca do Fluido de Freio (velho ou especificação DOT inferior)

Sintoma: Ao frear o carro faz barulho de ferro

defeitos sugeridos: Pastilhas gastas / Prato raspando

Sintoma: Demora a frear ao acionar os freios

defeitos sugeridos: Disco gasto / Pastilhas gastas / Nível do Fluído de Freio baixo / Necessidade da troca do fluído / Hidrovácuo vazando.

Sintoma: Quando freio o carro puxa pro lado

defeitos sugeridos: Pinças freando diferente de um lado pro outro, pode ser problemas no sistema eletrônico (EBD) ou o Freio em 1 das rodas de mesmo eixo está com problemas.

Sintoma: Quando freia o carro morre.

defeitos sugeridos: Hidrovácuo com problemas ou vazamento na mangueira do hidrovácuo.

Sintoma: Freio Duro demais e ou vai baixando conforme freia.

defeitos sugeridos: Hidrovácuo com problemas / vazamento na mangueira do hidrovácuo / Necessita de sangria.

* Não deixe de visitar nosso twitter e nos procurar no facebook =D

Abs

Fábio Milanez (Milan)